quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oficina de Gestão e Documentação de Acervos em Natividade


O Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a Prefeitura de Natividade, realizou entre os dias 20 e 22 de setembro, a oficina “Gestão e Documentação de Acervos”, na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Natividade.

De acordo com Lucienne Figueiredo, assessor-chefe do Sistema Estadual de Museus, a instituição é o braço direito da Superintendência no interior do estado e dos 92 municípios do Rio de Janeiro, 75 já receberam a visita técnica para diagnosticar as ações das secretarias municipais na área de museu.
“Em Natividade há um embrião de museu e estamos dando o apoio técnico para que ele se transforme em um museu”, disse Lucienne.

Durante a oficina foram transmitidas informações sobre ações educativas em museus, Conceito de Museus e Produção de Conhecimento em Museologia, Conceito de Documento; Documentação Museólogica, Sistema de Documentação, entre outros temas.

“É uma forma de fornecermos ferramentas de trabalho para os profissionais da região que estão envolvidos na área. Ao participar de oficinas a gente sente um fortalecimento e uma união dos profissionais da região que têm a oportunidade de troca de conhecimento e experiências”, lembrou.
Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Desportos de Natividade, Maria Cristina de Figueiredo Vieira, a parceria com a Secretaria de Cultura do Estado traz mais subsídios para a constituição do museu no município.

“A oficina é um ponto de partida com o Estado para que a gente possa constituir um museu de acordo com as normas legais e de preservação do patrimônio que ali se encontra. A oficina foi aberta ao público e contou com a participação dos profissionais da Cultura e Educação, pois entendemos que é uma oficina de grande importância e quanto mais multiplicadores formarmos, quem ganha é o município”, afirmou.

Já o coordenador de Cultura de Natividade, Ianê Garcia de Almeida, que assumiu recente a Coordenadoria de Cultura, falou da motivação da nova função e da importância da oficina.

“O grupo da Cultura é muito bom e unido, isso me empolga para alavancarmos a cultura do município. Quanto à oficina, ela veio suprir a carência do município no que se refere aos profissionais de Museologia. Essa parceria com o Sistema Estadual de Museus veio para capacitar os nossos profissionais para estarem aptos a trabalhar no museu. Adquiri conhecimentos importantíssimos para serem aplicados na área”, frisou.

A oficina, ministrada por Vânia Dolores, museóloga com ampla experiência em documentação, foi gratuita e contou com a participação de profissionais de toda a região Noroeste Fluminense.

Silaine Terra
Ascom - Prefeitura de Natividade