terça-feira, 29 de maio de 2012

Jovens de Varre-Sai receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação


Cerca de 82 jovens alistados em Varre-Sai receberam  o Certificado de Dispensa de Incorporação e compromisso à Bandeira. A cerimônia, realizada pela Junta Militar do município, aconteceu na manhã da última terça-feira(24/05), na Quadra Poliesportiva, no centro da cidade. O prefeito de Varre-Sai e presidente da Junta Militar, Everardo Ferreira, fez a entrega do primeiro certificado, acompanhado dos secretários municipais que também participaram da entrega.

A cerimônia contou ainda com as presenças do delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar em Itaperuna, tenente Davi Rapozo de Carvalho, da secretária da Junta Militar de Itaperuna, Denise Moreira, do comandante do DPO de Varre-Sai, subtenente Reinaldo Paiva dos Santos e do supervisor regional da Emater, Miguel Engelhardt.

Para iniciar a cerimônia houve a recepção à Bandeira Nacional, com a execução do Hino Nacional Brasileiro e prestação do compromisso.



O certificado é obrigatório para os jovens que completam 18 anos e é uma prova que um determinado cidadão brasileiro se alistou em alguma força armada, porém, foi dispensado de incorporação tendo em vista suas situações peculiares ou por excederem as possibilidades de incorporação existentes.

A cerimônia foi conduzida pelo capitão BM e secretário chefe da Junta Militar de Varre-Sai, Joel João Vicente, que explicou a importância do documento para o jovem na hora de se matricular na rede pública de ensino e universidades, para a retirada de passaporte, assumir cargos públicos e assinatura na carteira de trabalho, entre outros.

“O juramento é feito para conscientizar os jovens do seu espírito cívico e patriótico, assumindo o compromisso com nossa nação”, lembrou o secretário.

O delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar em Itaperuna, tenente Davi Rapozo de Carvalho ressaltou a importância da cerimônia.

“Eles estão prestando um cumprimento da Lei de Serviço Militar e agora estão dispensados de Incorporação em Serviço Militar e constitui uma ato de cidadania’, disse.

O prefeito Everardo Ferreira parabenizou os jovens por mais uma etapa cumprida na vida.

 “É a 7ª turma que tive o prazer de participar e dividir esse momento. E hoje podemos ter em Varre-Sai a felicidade de estar entregando esse certificado. Na minha época, tive que ir ao Rio para me alistar. E hoje vocês estão prestando um gesto de cidadania. Queremos investir em pessoas que olham para o Brasil com amor, com garra para este país que está crescendo e que sejam verdadeiros cidadãos e que respeitem a pátria”, encerrou o prefeito Everardo Ferreira.


            Silaine Terra
            Departamento de Comunicação
            Prefeitura Municipal de Varre-Sai