sexta-feira, 27 de julho de 2012

Operação 148: Policial e advogado foragidos já se apresentaram




Considerado foragido da Justiça desde a última segunda-feira (23/07), o policial civil Pedro da Silva Gonçalves, o Pedro Espingarda, se entregou na Corregedoria da Polícia Civil, no Rio de Janeiro. Ele, o delegado Carlos Alberto Andrade de Souza, os policiais civis Ivanildo Ribeiro, Luiz Gandra e os advogados Genilson Leite e Welbert Rosa são acusados de extorsão e formação de quadrilha.

Na segunda-feira, o delegado, Ivanildo, Gandra e Genilson foram presos, na 'Operação 148'. Welbert e Pedro não tinham sido localizados.

De acordo com informações da Polícia da 136ª Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua, Welbert se entregou na tarde de terça-feira (24/07) e foi encaminhado para o presídio de Itaperuna. Segundo a Delegacia, o advogado abriu mão da prisão especial em Bangu para ficar mais próximo à família.


Como o grupo agia

Segundo a promotoria, os policiais civis, com a conivência do delegado, visitavam comércios nos municípios de Italva e Cardoso Moreira, apontavam irregularidades nos estabelecimentos, e indicavam os dois advogados para que esses as resolvessem.

Os comerciantes procuraram o Ministério Público Estadual e a Corregedoria da Polícia Civil e foi iniciada uma investigação que, de 05 de junho a 11 de julho, acompanhou cinco casos em que o grupo teria praticado a extorsão.

Informações de Ururau