quarta-feira, 23 de março de 2016

Alunos prestigiam leitura dramatizada com entrada franca em Itaperuna

Como parte do projeto de descentralização da Cultura do  projeto "SATED RIO EM AÇÃO 2016", que promove oficinas de capacitação e leituras dramatizadas por todo o Estado,  os artistas profissionais  do Noroeste Fluminense  apresentaram  no IFF de Itaperuna a leitura dramatizada "Auto dos 99%"  de Vianinha. Foi uma boa oportunidade para os alunos conhecerem esta importante obra do teatro brasileiro.

A peça, de 1963, critica com bom humor o funil do ensino brasileiro - à época, de cada 100 jovens em idade escolar apenas um conseguia chegar a universidade, daí o título da obra, bem como a desvinculação entre os currículos acadêmicos e a realidade nacional. A peça conta a história do Brasil de uma maneira irônica, desde o descobrimento, passando pela independência e a proclamação da república, até chegar no surgimento das universidades, que é o foco principal. É abordado que 1% das pessoas conseguem entrar nas Universidades, ou seja, apenas os ricos. São discutidas questões que existem até hoje nas universidades,lembrando que a obra foi um dos espetáculos que originaram o "teatro de resistência" no Brasil.

Participaram da peça os atores Adriano, Peixoto, João Marins, Lucas Valeriote, Genesis Barboza , Sabrina Silva e Lucas Boechat. A direção é de  Thiego Ladeira e a realização do SATED-RJ.



Fonte: Ascom