segunda-feira, 21 de março de 2016

Pelados em Campos: projeto mostra pessoas nuas pelas ruas da cidade


Imagine que você está passando por uma rua de Campos durante a madrugada e, de repente, vê uma pessoa nua andando naturalmente. Ficaria surpreso? Pois saiba que isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer local público da cidade, como a Avenida Arthur Bernardes, o Cais da Lapa, os arcos da Beira Valão e até na badalada Pelinca. Isso, graças ao projeto Nurbe, do fotógrafo Kelvin Klein, que fotografa pessoas comuns e nuas em pontos conhecidos da cidade.

Todas as fotos foram feitas durante a madrugada e com planejamento. “Nós estamos sujeitos a qualquer tipo de acontecimento, então é preciso todo um cuidado. Os modelos são pessoas comuns que se identificaram com a proposta e me procuraram. Não há contrato, as pessoas se interessam pela ideologia do projeto e posam de forma voluntária”, explicou o fotógrafo.

Ainda segundo Kelvin, o objetivo do trabalho é mostrar uma linha artística deste tipo de fotografia. “As pessoas ainda têm uma visão negativa, pela falta de conhecimento, e eu queria contribuir com esta linha e ajudá-las a terem mais sensibilidade. Sou um amante da fotografia do nu e em 2014 pensei em fazer algo fora dos padrões. Foi então que quis fazer este misto do cenário urbano com o nu natural orgânico. Comecei a estudar esta área e em outubro de 2015 pensei no nome. Urbe vem de urbano, aí juntei nu + urbe e surgiu o nome Nurbe”, explicou.

Amante da fotografia há pelo menos doze anos, Kelvin Klein é fotógrafo profissional há cinco. O primeiro ensaio do projeto Nurbe foi em dezembro de 2015 e o lançamento foi em janeiro de 2016. E as novidades continuam. “Estamos com novas sessões agendadas, mas ainda não posso falar os locais. Este é um trabalho aberto e não quero ficar só em Campos. A ideia é explorar a arquitetura de outras cidades. Já temos fotos em Rio das Ostras e estou planejando fazer também em Minas e no Rio de Janeiro”, concluiu.

Fonte: Terceira Via